data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
A prefeitura de São Gabriel confirmou, na noite deste domingo, a quarta morte por coronavírus no município. Trata-se de um idoso, cuja idade não foi informada e que estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa de Caridade.
De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Coirolo, o paciente estava há cerca de 15 dias no CTI e morreu na tarde de domingo. Ele possuía diabetes e insuficiência renal, o que agravou o quadro clínico rapidamente. Todos os familiares e pessoas próximas ao idoso estão sendo monitorados.
Especialistas apontam quais cuidados se deve ter com doações de roupas
São Gabriel também teve um aumento no número de casos confirmados, que já chegam a 104. Desses, nove pacientes estão hospitalizados, sendo um deles em CTI. Outras 60 pessoas com coronavírus estão em isolamento domiciliar. O número de pessoas curadas da doença é de 31.
Sobre o aumento de casos, o secretário Coirolo explica que a prefeitura está adotando protocolos próprios para critérios na hora de fazer a testagem. Dessa forma, está realizando o exame em qualquer pessoa que apresente sintomas de síndrome gripal.
- Já fizemos mais de 450 testes, tanto testes rápidos como exames laboratoriais em parceria com a Unipampa. É um número considerável. Desses, 341 deram negativo. Felizmente, a maioria das pessoas com a confirmação é assintomática ou teve sintomas leves. Mas, não podemos descuidar as questões de distanciamento e higienização de forma alguma - destaca o secretário.
Agora, os óbitos chegam a quatro no município. A primeira morte, de uma idosa de 92 anos, aconteceu em 20 de maio. Os outros dois casos aconteceram na semana passada: uma idosa, de 60 anos, morreu na segunda-feira e outra idosa, de 75 anos, na quinta-feira. Esta foi a 14ª morte por coronavírus na região.
Na semana passada, a prefeitura publicou um novo decreto que endurece as medidas restritivas durante a pandemia. Entre as alterações, os cultos, missas e outras atividades religiosas devem ser realizadas com no máximo 25% da capacidade total do espaço. Os restaurantes e lanchonetes podem funcionar somente até 22h e, depois, é permitido somente o serviço de tele-entrega. Com o aumento de casos e de óbitos no município, a prefeitura deve publicar um decreto ainda mais restritivo nos próximos dias.
MORTES POR COVID-19 NA REGIÃO
- Santa Maria - 5
- São Gabriel - 4
- Jaguari - 2
- Cruz Alta - 1
- Caçapava do Sul - 1
- São Francisco de Assis - 1
*Colaborou Janaína Wille